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Uma sequencia usando um rolo na nuca

07/10/2011

Você pode ganhar um bom aliado na diminuição de dores na região dos ombros e pescoço. É só pegar uma toalha de banho. Segure a toalha na vertical e faça uma dobra, ela vai ficar estreita e comprida. Comece a fazer um rolo, como se fosse um rocambole, deixe o rolo ficar bem apertado e firme.

Agora com o rolo pronto, experimente o seguinte:

  • Deite de barriga prá cima, com as costas em contato com o chão (pode ser o chão, ou qualquer superfície firme na qual você possa se deitar sobre). Sinta a distribuição do peso do teu corpo no chão observando os apoios das costas no chão.
  • Preste atenção na tua coluna vertebral: sinta a curvatura do pescoço, qual a distancia desta curva do chão. Tente visualizar, imaginar, estas vértebras que compõe o pescoço. Qual a forma que elas desenham no espaço? Leve toda a tua atenção para esta região.
  • Agora, coloque o rolo sob a curvatura da nuca, de forma que você o sinta sustentando as vértebras do teu pescoço. O teu rosto vai ficar paralelo ao teto e a parte detrás da cabeça vai ficar ligeiramente levantada do chão.
  • Leve o tempo necessário para que você possa fazer os ajustes entre você e o rolo. Cada pescoço é diferente do outro. Então a tua percepção interna vai te informar sobre a altura e a densidade do rolo.
  • Nesta posição, deixe que as vértebras do teu pescoço se entreguem ao suporte oferecido pelo rolo.
  • Fique assim um tempo, “curtindo” a sensação de ter o pescoço totalmente apoiado no rolo.
  • Devagar, com as pernas estendidas no chão, comece a flexionar e estender os dois pés simultaneamente. Os calcanhares estão apoiados no chão. Estes movimentos vão começar a fazer o teu corpo todo oscilar para cima e para baixo.
  • Observe como este movimento chega à sua cabeça. A sua nuca estará sendo massageada pelo rolo, à medida que teu corpo oscila para cima e para baixo.
  • Faça os movimentos de forma que a sensação seja confortável.
  • Dobre o joelho direito, com o pé direito apoiado no chão e continue com o mesmo movimento oscilatório.
  • Depois de algumas vezes, pare, descanse e observe como está o contato do lado direito das tuas costa com o chão e compare com o lado esquerdo.
  • Retome o movimento oscilatório com as pernas alongadas.
  • Agora dobre o joelho esquerdo, com o pé esquerdo apoiado no chão e continue a flexionar e estender o pé direito. O pé esquerdo que está apoiado no chão pode te ajudar também.
  • Depois de alguns movimentos, pare, estenda a perna esquerda no chão e observe como estão os apoios das tuas costas no chão.
  • Qual é a sensação presente no teu pescoço? Ele está mais acomodado no rolo? Alguma coisa mudou na relação entre o rolo e o pescoço?
  • Agora, lentamente gire para um dos lados para que você possa retirar o rolo de debaixo do teu pescoço.
  • Deite de barriga para cima com as pernas estendidas no chão e observe quais as sensações nas tuas costas e na tua nuca, agora que você retirou o rolo.

Você pode usar este rolo sob a sua nuca sempre que sentir tensão ou desconforto nesta região dos ombros e pescoço.

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From → Experimente

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