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Rolo: um bom aliado

07/10/2011

Num artigo anterior, descrevi uma seqüência usando um rolo na nuca. Hoje vamos usar um rolo para deitar a coluna vertebral sobre ele.

Se você tem um “macarrão” daqueles que se usa em piscinas, pode usá-lo para esta seqüência, se não, use uma toalha de banho ou um cobertor enrolado no sentido longitudinal, ela precisa ficar longa e apertada para não se desfazer com o peso do corpo.

  • Com o rolo na mão, ache um espaço no chão aonde você possa se deitar.
  • Ajeite o rolo e deite sobre ele da seguinte maneira: você vai ficar de barriga para cima com toda a extensão da tua coluna apoiada sobre o rolo, do cóccix até a cabeça. Os joelhos ficam dobrados e os pés apoiados no chão.

Nesta posição, a coluna vertebral está totalmente apoiada e sustentada pelo rolo. Observe que todas as vértebras estão apoiadas e em contato com o rolo, o que não ocorre usualmente.

Fique um pouco nesta posição conectado com a sensação de ter a coluna vertebral sustentada pelo rolo.

  • Devagar, deslize o quadril direito em torno do rolo, na direção do chão. Não é necessário que chegue no chão, vá até aonde você se sente confortável. Observe como a região do peito, a caixa torácica, se organiza em função deste deslizar do quadril.
  • Deixe a cabeça virar um pouco para a esquerda, na direção oposta à do quadril. Fique nesta posição, respire e veja se tem alguma coisa que te chama a atenção.

Enquanto você está nesta posição, cuide para não perder o apoio dos pés no chão. Mantenha os joelhos apontando para o teto, eles não vão para o lado.

  • Volte a cabeça e o quadril para ficar novamente com a coluna vertebral inteira deitada sobre o rolo. Repita estes movimentos algumas vezes.
  • Agora experimente deslizar o quadril esquerdo na direção do chão, vá até aonde você sentir que é confortável e deixe a cabeça ir na direção oposta, ou seja, para a direita. Faça algumas vezes para este lado e observe se tem diferenças de sensações em comparação com outro lado.
  • Agora, vá de um lado ao outro. Deslize o lado esquerdo da bacia em direção ao chão e ao voltar continue o movimento na direção do lado direito do chão, deixando sua cabeça acompanhar o movimento sempre na direção oposta ao da bacia. Repita algumas vezes.
  • Descanse. Vire para um dos lados, retire o rolo e deite de costas, sobre o chão. Observe a sensação de apoio total das costas que você tem agora no contato com o chão.
  • Devagar levante e fique de pé. Como está o teu eixo? A tua posição ereta está diferente? Ande um pouco e observe como você caminha. A tua caixa torácica está com maior mobilidade? Provavelmente sim!
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